Entrevista: Artigo na Revista Guitarra Clássica    

• Guitarra Mourisca Medieval

Trata-se de um pequeno instrumento da família do alaúde.

Foi encontrado um instrumento muito semelhante no tumulo do músico cantor egípcio Harmose, esse instrumento tem 3 cordas e possui um tampo acústico em pele, foi enterrado junto com o seu dono cerca de 1500 A.C.

Na Península Ibérica Cristã o nome Guitarra Mourisca parece que seria aplicado a este tipo de instrumento.

Ele é citado, logo antes do alaúde e da guitarra latina, no “Libro de buen amor”, escrito por Juan Ruiz cerca de 1330:

“ Allí sale gritando la Guitarra Morisca de las bozes aguda e de los puntos arisca, el corpudo laúd que tiene punto a la trisca, la guitarra latina con esos se aprisca.”

A minha reconstrução é baseada em dois instrumentos esculpidos no Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, esculpido pelo Mestre Mateo cerca de 1180.

Para a sua construção usei a madeira de Cipreste para o corpo, braço e cabeça, (que foi esculpido de um bloco sólido de madeira), a Pereira (Pyrus Comunis) para a escala e estandarte, a Laranjeira para as cravelhas, o Espruce (Picea Abies) para o tampo e o Ácer (Acer saccharum) para o cavalete. Foi ainda usado o osso para a pestana e apoio do estandarte.

Foi usada a cola animal para todas as colagens e no acabamento final foi usada a cera de abelhas em todo o instrumento.

O instrumento foi encordoado com cordas de tripa ajustadas a um tiro de corda de 290mm e uma afinação de Do na primeira corda, Sol na corda central e por fim um bordão em Do uma oitava abaixo da primeira.

Bibliografia:

- The history of musical instruments. Curt Sachs, W. W. Norton & Company, Inc., 1941

- The Medieval Gittern and Citole: A case of mistaken identity. Laurence Wright, The Galpin Society Journal, number xxx . May 1977

- Los instrumentos del Pórtico de la Gloria su reconstrucción y la música de su tiempo.Coordinación: José Lopez-Calo. Fundación Pedro Barrié de la Maza, Conde de FENOSA, 1993.
 
  © 2006-2017 Orlando Trindade.com - Todos os direitos reservados.

 

  Desenhado para I.E. 5.x ou superior / 1024x768