Entrevista: Artigo na Revista Guitarra Clássica    

• Bandolim

Bandolim Português segundo modelo de Fernando Meireles – Coimbra, (a quem agradeço pela confiança e por todo o conhecimento que partilhou comigo).

Partindo do modelo já referido foram feitas apenas algumas alterações de pormenor para diferenciar e dar algum cunho pessoal ao instrumento, essas alterações verificaram-se na forma da extremidade final da escala, na forma da cabeça e no uso de um padrão diferente para a rosácea que orna a boca do instrumento. Foi também redesenhado o atadilho , ( obrigado Mónica ).

Na sua construção foi usada, para o fundo ilhargas e espelho frontal da cabeça, a madeira de Plátano (Platanus Hybrida), para o braço e cabeça uma peça única de Sipo (Entandrophragma utile), para o tampo e estrutura interior o Espruce (Picea Abies) e para a escala o Ébano (Diospyrus Crassiflora), foi ainda usada a Pereira (Pyrus Communis) para a rosácea, e o osso para a pestana.

Foi usada a cola animal em todas as colagens e para o acabamento final foi usado um verniz de Goma Laca em todo o instrumento.
 
  © 2006-2017 Orlando Trindade.com - Todos os direitos reservados.

 

  Desenhado para I.E. 5.x ou superior / 1024x768