Entrevista: Artigo na Revista Guitarra Clássica    

• Cavaquinho
Cavaquinho minhoto construído com base nas medidas recolhidas por Ernesto Veiga de Oliveira:

“… As dimensões do instrumento variam pouco de caso para caso: num exemplar comum elas são de 52cm de comprimento total, dos quais 12 para a cabeça, 17 para o braço, e 23 para a caixa; a largura do bojo maior é de 15cm, e a do menor 11; a parte vibrante das cordas, da pestana ao cavalete, mede 33cm. A altura da caixa é menos constante; na generalidade dos casos regula por 5cm, … “

Na construção deste cavaquinho foi usada a madeira de pau santo (dalbergia nigra) para o fundo, ilhargas, espelho frontal da cabeça, escala, secção superior do tampo, cavalete e o cavalete móvel, o sapele (entandrophragma cylindricum) para o braço e cabeça, e o espruce (picea abies) para a secção inferior do tampo, barras armónicas e restante estrutura interna do instrumento. A pestana foi realizada em marfim.

A decoração foi mantida ao minimo salientando assim a beleza natural das madeiras empregues, da forma e das reduzidas dimensões deste cordofone.

Foi usada a cola animal em todas as colagens e um verniz de goma laca no acabamento e proteção final de todo o instrumento, com excepção do tampo harmónico onde foi usada a cera.




Pode ouvir este instrumento no myspace do grupo Dialectus.


Bibliografia: - Veiga de Oliveira, Ernesto; "Instrumentos Musicais Populares Portugueses"; Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia, 3ª edição, 2000, Lisboa.
 
  © 2006-2017 Orlando Trindade.com - Todos os direitos reservados.

 

  Desenhado para I.E. 5.x ou superior / 1024x768